O País – A verdade como notícia

Sete pessoas atingidas por descargas atmosféricas em Zambézia

Descargas atmosféricas ferem sete pessoas quatro, das quais menores no distrito de       Mocuba, província da Zambézia. Duas crianças de 4 e 6 anos tiveram ferimentos graves. As menores estão internadas no Hospital Central de Quelimane.

Quando chega a época chuvosa, os relatos de vítimas por descarga atmosférica são constantes. A província de Zambézia tem sido o principal palco e, desta vez, sete pessoas não conseguiram escapar do fenómeno no distrito de Mucuba.

Entre as vítimas estão duas menores de 4 e 6 anos de idade que contraíram ferimentos graves. Gabriel Guil, pai das menores, conta que tal aconteceu durante a tarde da terça-feira, quando, de repente, na ausência dos pais, a casa começou a queimar com as crianças no interior.

As crianças estão, neste momento, internadas nos cuidados intensivos do Hospital Central de Quelimane. “As crianças chegaram num estado grave, com queimaduras acima de 40% no corpo. Ficaram um tempo internadas na reanimação. Depois da estabilização, foram levadas no Serviço de Cirurgia Pediátrica e é onde estão neste momento”, avançou Eugénia Merqueza, directora do Banco de Socorros do Hospital Central de Quelimane.

Ainda na cidade de Mocuba, uma mulher foi atingida por raios, nos membros inferiores. “Começou a chover durante a madrugada e eu, quando dei por mim, já estava no chão. Já não consigo ficar parada por muito tempo, muito menos caminhar grande distância”, contou Madalena.

O INGD tem o registo de mais quatro vítimas na cidade de Mucuba. Segundo Raul Guiliche, delegado do Instituto Nacional de Desastres, as vítimas não tiveram lesões graves.

O delegado avançou ainda que, no ano passado, as descargas atmosféricas mataram cerca de 18 pessoas e deixaram 15 feridos na província de Zambézia.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos