O País – A verdade como notícia

Lixo nos bairros desafia gestão de Paulo Vahanle

Quatro tractores e cerca de trezentos contentores entre metálicos e plásticos foram recentemente adquiridos em Portugal pelo conselho municipal da cidade de Nampula.

O vereador de higiene, salubridade e gestão funerária no município de Nampula, Abudo Ali, diz que a partir desta aquisição o problema da remoção e gestão de resíduos sólidos na cidade está minimamente resolvido.

“Em termos de recolha de resíduos sólidos na cidade de Nampula, nós estamos numa fase muito boa. Significa que o lixo já não nos ameaça”, disse Ali.

Entretanto, no terreno a realidade continua difícil, principalmente a nível dos bairros, suburbanos, o que constitui um verdadeiro teste à capacidade de gestão do executivo de Paulo Vahanle.

“A cidade está totalmente limpa e temos apenas quatro focos grandes que ainda não fomos removê-los, mais havemos de começar a remover esse lixo daqui a uma semana. Temos o lixo na zona do aeroporto, temos um outro foco na zona do Temo, um outro foco em Namicopo que não se remove há trinta anos, e o último agora em Namutequeliua”, garantiu Abudo Ali.

A edilidade ainda não conhece a quantidade exacta do lixo produzido diariamente na cidade baseando as suas estimativas apenas na quantidade que recolhe por dia.

“A ideia que existe é do lixo recolhido na cidade, onde por dia recolhemos oitocentos metros cúbicos”, acrescentou.

O Município de Nampula recebe mensalmente cerca de oitocentos e quarenta mil meticais referente à cobrança da taxa de lixo.

Entretanto, membros e simpatizantes do partido Renamo têm estado a mobilizar-se para o trabalho de recolha de lixo e limpeza da cidade de Nampula. Segundo contaram à nossa reportagem os membros daquela formação política a qual milita o edil de Nampula, realizam a actividade de forma voluntária e pretendem, com o gesto, apenas prestar o seu apoio ao governo de Paulo Vahanle.

“As actividades de limpeza estão a ir muito bem, estamos a trabalhar de forma lícita; estamos a trabalhar com mais de quinhentas pessoas nos bairros de Muhala e Namutequeliua. Trabalhamos de forma voluntária, e sem remunerações. Este é um apoio que estamos a fazer para o nosso membro,” esclareceram.

Com efeito, nos últimos tempos, tem sido frequente deparar-se com estes grupos espalhados por diferentes pontos da cidade, em trabalhos de limpeza colectiva

O presidente do Município de Nampula enaltece a acção dos membros do seu partido e confirma o carácter voluntário do mesmo.

Paulo Vahanle foi eleito presidente do Município de Nampula na sequência da sua vitória sobre o candidato da Frelimo, na segunda volta da eleição intercalar realizada em Março do presente ano.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos