Sete membros locais da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) do Níger morreram ontem quando uma viatura onde seguiam explodiu, após pisar uma mina na região de Tillabéri, anunciou o governador à France-Presse.
O veículo, segundo a Lusa, tinha sido alugado pelo CENI de Tillabéri para transportar funcionários, para fiscalizar a segunda volta das eleições presidenciais, que hoje se realiza.
“Recebi a informação por volta do meio-dia. Houve sete mortos quando o veículo bateu numa mina”, afirmou Tidjani Ibrahim Katiella, referindo que as vítimas são “presidentes de assembleias de voto e seus secretários”, recrutados pelo CENI.
De acordo com autoridades locais o acidente provocou ainda três feridos.
No início de Janeiro, após a primeira volta das eleições presidenciais, cem pessoas foram mortas no ataque a duas aldeias na região de Tillabéri, um dos piores massacres de civis neste país do Sahel regularmente alvo de grupos ‘jihadistas’.
O duplo ataque foi cometido por terroristas que se faziam transportar em motos, segundo as autoridades. A região de Tillabéri está em Estado de Emergência desde 2017.