A Comissão Permanente da Assembleia da República reuniu, na manhã desta sexta-feira, para avaliar as condições para a realização da sessão extraordinária adiada à pedido da bancada parlamentar da Frelimo.
Mateus Khatupa, porta-voz da Comissão Permanente da Assembleia da República, disse que existem condições para realização da mesma nos próximos dias 18 e 19 de Julho.
A sessão extraordinária visa ajustar a proposta do novo pacote eleitoral, na sequência da recente revisão pontual da Constituição da República.
Trata-se das propostas de alteração das leis de implementação das autarquias locais, bem como de eleição dos presidentes dos municípios e dos membros das assembleias municipais e de povoação.
Ao solicitar o adiamento da sessão, a Frelimo apresentou o argumento da desmilitarização da Renamo como condição para a realização da sessão.
Na última quarta-feira, o Presidente da República, Filipe Nyusi e o coordenador da Comissão Política da Renamo, Ossufo Momade, chegaram a consensos sobre as questões militares, abrindo, desta forma, espaço para se ultrapassar o impasse da Assembleia da República.