O Serviços provinciais de Geografia e Cadastro de Cabo Delgado negam a existência de dupla atribuição de título de Direito Uso e Aproveitamento da Terra (DUAT) no distrito de Chiure, e não consideram um conflito de terra, mas sim um problema entre as duas famílias que disputam um espaço de 60 hectares.
Os serviços de cadastro de Cabo Delgado, confirmam a existência de apenas um DUAT para área em conflito, registado em 1993, em nome de Eduardo Pintane. E tem conhecimento que o espaço começou a ser explorado pelo actual empresário agropecuário, Salim Rajabali Hassan, em 2003, no entanto, consideram estranho que o conflito só tenha começado em 2016, depois da morte de um dos supostos donos da propriedade.
O DUAT na posse da Geografia e Cadastro está em nome de Eduardo Pintane, falecido em 2016, que alegadamente num negócio familiar, terá vendido a propriedade ao senhor Armando Bacar, que perdeu a vida em 2009, depois de ter vendido ao empresário agropecuário, Salim Rajabali Hassan.
Este conflito que já está no tribunal Judicial de Chiure, começou em 2016, e o empresário agropecuário confirma estar na posse de um DUAT da terra que alegadamente ocupa há 16 anos.