Um homem de 38 anos de idade foi detido pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC). O indivíduo é acusado de ter raptado quatro empresários na Cidade de Maputo e Matola entre 2020 e 2021.
O Serviço Nacional de Investigação Criminal deteve um homem de 38 anos de idade, acusado do rapto dos empresários Rizuan Adatia, que já abandonou o país, Shelton Lalgyl, Manis Cantilal e o proprietário das lojas Clássica.
O indiciado refuta as acusações que pesam sobre si, desafiando o Serviço Nacional de Investigação Criminal a investigar mais.
“Só peço ao SERNIC que faça bem o seu trabalho, investigar melhor. Não estive envolvido em nenhum caso de rapto”, apelou o indiciado, que também afirmou que não quer envolver-se em mais problemas e que não tem nenhuma formação nem ocupação profissional. O indivíduo disse, ainda, que, se ele não existisse, as autoridades e os jornalistas não teriam trabalho.
O suspeito foi detido na Cidade de Xai-Xai, em Gaza, e já era procurado pelas autoridades uma vez que há quatro processos que pesam sobre si.
“Há elementos dentro do processo que o relacionam a esses crimes, e é na base disso que foram emitidos mandados para a sua captura. [O indivíduo] deverá ser responsabilizado por esses actos. Certamente, sim, ele e parte de uma quadrilha que se dedica a raptos. Alguns deles já se encontram detidos”, concluiu Henriques Mendes, porta-voz do SERNIC na Província de Maputo.
O SERNIC diz que ainda há outros suspeitos em número não identificado, cujo paradeiro se desconhece.