Pelo menos 1.000 micro empresas serão criadas até 2024 pela Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE), através do programa “Meu quite, meu emprego”. Para o efeito, a SEJE está a efectuar, à escala nacional, a entrega massiva de quites de emprego a jovens de diversas faixas etárias.
Oswaldo Petersburgo escalou, ao longo da semana finda, a província da Zambézia, onde entregou mais de 200 quites nos distritos de Namacurra, Mocuba, Gurué e cidade de Quelimane. Neste último ponto, 65 jovens, com destaque para raparigas, receberam congeladores, quites de cabeleireiro, fabrico de blocos de construção, entre outros.
Para Petersburgo, apostar na juventude é a decisão acertada para o desenvolvimento do país. “Vamos continuar a apostar na juventude de forma concreta e objectiva, para que as nossas estatísticas não sejam virtuais, mas efectivas”, afirmou o Secretário de Estado, reconhecendo que “os quites não serão suficientes para todos, mas o Governo tudo fará para abranger maior número”.
Na mesma ocasião, a esposa do Governador da Zambézia, Margarida Matos, enalteceu a iniciativa do Governo e encorajou as raparigas a apostarem no auto-emprego.
“Queremos dar voz de alento e esperança às nossas raparigas, porque estas iniciativas visam galvanizar o bem-estar da rapariga e da mulher na Zambézia”, disse Margarida Matos.
Por sua vez, as beneficiárias prometeram fazer um bom uso do investimento aplicado para mudarem as suas vidas.
“Com este quite, vou abrir o meu próprio negócio ajudando algumas meninas do meu bairro”, disse Bernardete Felisberto, uma das beneficiárias.