O País – A verdade como notícia

Sancionadas 92 pessoas por condução sob efeito de álcool

Mesmo com os números elevados de acidentes de viação, vários automobilistas fazem-se à estrada sob efeito de álcool. No último fim-de-semana, na Cidade de Maputo, 92 condutores foram sancionados por terem sido encontrados ao volante embriagados.

Há cerca de um mês, foi reintroduzido o uso do bafómetro para saber se há condutores que se fazem às estradas após consumir bebidas alcoólicas. Nem mais, os automobilistas continuam a colocar em risco a sua vida e dos demais.

“Desde que se reiniciou o processo de controlo de álcool nas estradas até hoje, acima de 600 condutores estão sem as respectivas cartas de condução em decorrência de se fazerem ao volante sob efeito de álcool ou embriagados. Temos um ligeiro registo de acidentes de viação, sobretudo aqueles que tiram vidas humanas. Estamos a chegar à conclusão de que os acidentes resultavam do consumo excessivo de álcool”, revelou José Nhantumbo, porta-voz da Polícia de Trânsito da Cidade Maputo.

No último fim-de-semana, as autoridades verificaram mais irregularidades nas estradas.

“Infelizmente, tivemos um acidente, que ocorreu na última sexta-feira. Uma viatura de transporte semi-colectivo de passageiro atropelou um cidadão que chegado à unidade sanitária e foi declarado como morto. Para contrariar este cenário, temos estado a executar várias actividades, com destaque para teste de álcool. Apenas esse fim-de-semana, 92 pessoas foram sancionadas, especificamente por consumo de álcool”, afirmou José Nhantumbo.

A Cidade de Maputo é o território com o índice mais elevado de acidentes de viação causados, sobretudo, por embriaguez. A Polícia entende que as mortes nas estradas tendem a reduzir com a retoma do controlo do consumo de álcool.

“Sem o teste de álcool, tínhamos uma média semanal de três ou quatro acidentes que, muitas vezes, resultavam em cerca de três mortos. Agora, temos uma média de um acidente por semana ou mesmo sem acidentes e, felizmente, sem óbitos”, disse porta-voz da Polícia de Trânsito da Cidade Maputo.

Ainda durante o último fim-de-semana, na Cidade de Maputo, as autoridades detiveram oito pessoas por condução ilegal.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos