Cerca de seis mil jovens da Província e Cidade de Maputo ganharam bolsas de formação, no âmbito do subcomponente do projecto “Emprega”, o “Acredita Emprega”. cujo objectivo é formar jovens para que tenham habilidades e técnicas para dar resposta ao desafio do emprego, no país.
As bolsas foram entregues, esta quinta-feira, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, que desafiou os beneficiários, depois da formação, a gerarem emprego para si e mais jovens.
Para se chegar aos 5750 jovens, concorreram mais de 12 mil dos distritos de KaMaxaquene na Cidade de Maputo, Matola, Manhiça e Matutuíne, na Província de Maputo.
“A nível nacional, o “Acredita Emprega” vai atribuir bolsas de formação profissional e serviços de apoio a mais de 20 mil jovens e providenciar uma subvenção financeira a mais de quatro mil”, disse Filipe Nyusi.
Ao todo, serão abrangidos mais 51 distritos, nas províncias de Niassa, Cabo Delgado, Zambézia, Sofala, Manica, Tete e Nampula.
Os beneficiários serão formados em diversas áreas técnico-profissionais, como Serralharia, Electricidade, Informática, Mecânica, Culinária, Beleza e Estética e Costura.
“Os jovens têm a obrigação de se apropriar destes programas e destas iniciativas como forma de assegurar a sua melhor preparação e motivação para o mercado de trabalho, através do saber fazer”, referiu o Presidente da República.
Para a formação dos jovens, já existem 10 instituições privadas que recebem cerca de 71 500 milhões de Meticais. Na Cidade e Província de Maputo, os mil melhores candidatos vão ganhar um financiamento de cerca de 65 mil Meticais para implementarem os seus projectos.
Segundo o Chefe de Estado, que falava, na Cidade da Matola, para perto de seis mil jovens, que são os primeiros beneficiários da iniciativa, que são vários os desafios e obstáculos que existem no mundo empreendedor, mas, ainda assim, os jovens não podem desistir, e essa é uma oportunidade para, além de se empregar, gerar mais postos de emprego para outros jovens, através de soluções inovadoras e criativas.
O “Acredita Emprega”, que tem financiamento do Banco Mundial é a segunda componente do projecto “Emprega”, a primeira é o “Agora Emprega”, que dos 3020 concorrentes, na sua fase piloto, da Província e Cidade Maputo, selecionou 350 candidatos, que já estão em treinamento em matérias de negócios.
Os 50 melhores projectos terão um financiamento de cerca de um milhão e 500 mil Meticais.
“Assumam esta oportunidade com responsabilidade e total dedicação. Honrem esta oportunidade e sejam exemplo para os demais jovens que gostariam de ter”, desafiou Nyusi.
O Presidente da República prometeu continuar com acções do género durante o seu mandato, e a prova disso será a inauguração, ainda este ano, do Centro de Formação de Inhassoro, em Inhambane, Morrumbala na Zambézia e Gorongosa em Sofala. São centros públicos e com equipamento moderno.
Rabeca da Eva, de 28 anos, é uma das beneficiárias do “Acredita Emprega”. Contou ao “O País” que nunca trabalhou, e, há mais de cinco anos, procura emprego.
“Quando tive conhecimento desta oportunidade, decidi candidatar-me, porque conseguir emprego está muito difícil. Agora vou fazer o curso de culinária primeiro e depois de costura. Com isso, espero ter a minha própria empresa e gerar emprego há mais jovens”, celebrou a jovem.