O País – A verdade como notícia

Segunda metade do Moçambola arranca amanhã

Foto: O País

Black Bulls recebe, esta sexta-feira, às 15h00, o Matchedje em jogo da 12ª jornada do Moçambola 2023. A ronda prossegue sábado com a realização de duas partidas com destaque para o Ferroviário de Maputo vs Ferroviário da Beira.

É a última maratona, é a derradeira etapa e decisiva do Moçambola 2023. Os pontos são preciosos na corrida ao título, os pontos são essenciais para recuperar posições e lutar pela manutenção tranquila no primeiro escalão do futebol moçambicano.

No Complexo do Tchumene, na Matola, a Black Bulls, líder da prova com 23 pontos, faz “sala” ao Matchedje, lanterna vermelha da prova com apenas seis pontos. A jogarem em casa, e olhando para a qualidade dos respectivos plantéis, os “touros” são claramente favoritos a conquistar os três pontos.

Aliás, na primeira volta golearam os “militares” por 3-0, num jogo em que podiam até ter marcado muito mais golos. Sábado, no prosseguimento da jornada 12, o Ferroviário de Maputo recebe o seu homónimo da Beira no relvado sintético do Costa do Sol.

Com um arranque aos soluços, tendo perdido o pelotão da frente, o Ferroviário de Maputo melhorou, nas últimas jornadas da primeira volta, a sua prestação e já está na 5ª posição com 17 pontos, portanto, a seis do líder. Segundo classificado com 19 pontos, o Ferroviário da Beira sabe que uma vitória mantém a equipa na perseguição à Black Bulls, pelo que vem à capital para vencer.

No outro extremo do país, em Vilankulo, a Associação Desportiva local bate-se com o Ferroviário de Nampula, num duelo (por ordem do jogo) entre o 7º e 6º classificados com 15 e 16 pontos, respectivamente.

Trata-se de uma deslocação difícil para o Ferroviário de Nampula, porquanto a AD Vilankulo tem feito mossa aos seus adversários quando joga em casa.

Domingo, na conclusão da 12ª jornada, o Costa do Sol, 3º classificado com 19 pontos, terá pela frente em casa o Sporting de Quelimane, conjunto que se encontra na penúltima posição com oito pontos. É mais um jogo em que os “canarinhos” tudo farão para pontuar, até para não se atrasarem na luta pela conquista do título.

O Baía de Pemba, igualmente na zona de despromoção, bate-se em casa com Ferroviário de Lichinga, curiosamente, adversário que no último domingo afastou da Taça de Moçambique ZAP ao vencer por um a zero.

Com sete jogos em casa (dos onze na segunda volta), os baianos pretendem capitalizar este factor para saírem da zona de despromoção.

Num jogo que vai marcar a estreia de Dominguez e Reginaldo Faite, a União Desportiva do Songo desloca-se à Nacala, onde se vai bater-se com o Ferroviário local. À entrada desta jornada, os campeões nacionais (UD Songo) ocupam a 19 pontos. Já o Ferroviário de Nacala é 9º classificado com 17 pontos.

 

QUADRO DE JOGOS:

Sexta-feira, 21 de Julho

Black Bulls vs Matchedje

 

Sábado, 22 de Julho

AD Vilankulo vs Fer. Nampula

Fer. Maputo  vs Fer. Beira

 

Domingo, 23 de Julho

Baía de Pemba vs Fer. Lichinga

Costa do Sol     vs Fer. Quelimane

Fer. Nacala       vs  UD Songo

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos