O País – A verdade como notícia

SED encoraja atletas moçambicanos na Commonwealth

Foto: O País

O Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, encorajou os atletas moçambicanos que vão representar o país nos Jogos da Commonwealth, que terão o seu arranque amanhã, em Birmingham, no Reino Unido.

O governante moçambicano, que se juntou à delegação moçambicana esta semana, dedicou, esta quarta-feira, o seu tempo para interagir com os atletas moçambicanos das cinco modalidades pelas quais o país se fará representar neste que é um dos mais representativos eventos desportivos mundiais.

Gilberto Mendes encorajou os atletas, referindo que todos os moçambicanos vão acompanhar a sua prestação, que, conforme disse, deve significar como um elemento motivacional para os mesmos.

Mendes explicou aos atletas que não estão sozinhos, pelo que podem contar com o apoio dos 30 milhões de moçambicanos e não apenas com os oficiais da delegação. O Estado está com eles. Interagindo com os atletas, Gilberto Mendes disse, ainda, que “vim passar-vos estímulo e incentivo para que entrem com tudo nesta prova, até porque têm qualidade para tal”, disse Gilberto Mendes.

Face à prestação de alguns atletas nos eventos internacionais, como é o caso das pugilistas Alcinda Panguane e Rady Gramane, que conquistaram, recentemente, no mundial da modalidade, medalhas de prata e bronze, respectivamente, há desafios que são colocados, sem, contudo, se descurar a possibilidade de chegar às medalhas.

“Trabalhem a sério, porque os adversários já vos conhecem e vos respeitam. Ora, devem encarar os vossos adversários com humildade”, desafiou Mendes.

Além de acompanhar a participação dos atletas moçambicanos nos jogos, Gilberto Mendes participou na Assembleia Geral da organização da Commonwealth Games, tendo destacado a importância e o papel do desporto na preservação da saúde, para além da necessidade de aumentar os investimentos no desporto.

Gilberto Mendes explicou as linhas de força que nortearam a assembleia-geral. “Uma das decisões finais desta reunião que interessa a Moçambique é a necessidade de aumentar os investimentos no desporto, tornar o desporto numa área muito importante para o desenvolvimento da sociedade”, disse Gilberto Mendes.

 

LURDES MUTOLA INTERAGE COM ATLETAS

Os atletas moçambicanos que tomarão parte dos Jogos da Commonwealth contaram, esta quarta-feira, com uma visita especial. Trata-se da mais medalhada atleta moçambicana de que o país tem memória: Maria de Lurdes Mutola.

Nas vésperas do arranque da competição, a campeã olímpica dos 800 metros, interagindo com os atletas, reavivou a sua memória para falar da sua experiência como atleta de alto nível, como forma de encorajar os atletas a darem o seu melhor a cada prova que tiverem que enfrentar em Birmingham.

Com um saldo de duas medalhas de ouro, nos Jogos da Commonwealth, Mutola falou da sua participação nesta competição, explicando que é preciso que os atletas não se desesperem sempre que as coisas não correrem bem.

 

MOÇAMBIQUE COMEÇA A COMPETIR ESTA SEXTA-FEIRA

Já estão definidos os combates de boxe e as datas e horários das provas das cinco modalidades com as quais Moçambique participa na XXII edição dos Jogos da Commonwealth, Birmingham 2022.

Alícia Mateus, Caio Lobo e Matthew Lawrence, ambos na natação, serão os primeiros a competirem, esta sexta-feira, primeiro dia de competições, no mesmo dia que Duncan Wayness vai competir na prova de triatlo. Se na natação são eliminatórias, no triatlo a prova é directa para a final e, logo a seguir, haverá a entrega de medalhas.

No segundo dia de competições, será a vez de Alícia Mateus e Caio Lobo entrarem em cena, novamente para as provas de natação, que vão decorrer até ao dia 4 de Agosto, dia em que serão conhecidos todos os vencedores de todas as categorias.

O Judo, representado por Jacira Ferreira, Mauro Nassone e Narcísio Matos, só entra em cena a 1 e 2 de Agosto, com provas que vão ser disputadas durante todo o dia.

Por seu turno, o Atletismo vai decorrer nos dias 2 a 4 de Agosto, a fase das eliminatórias, para saber se os atletas Alex Macuácua, Édio Mussacate e Ancha Mandlate garantem passagem às meias-finais e finais, respectivamente.

Finalmente, no boxe, onde residem as maiores esperanças de medalhas, o nosso país começa a competir a 31 de Julho, domingo, com o primeiro combate da Helena Ismael Bagão, na categoria dos 48-50kg, que vai defrontar a indiana Zarren Nikhat. A vencedora desse combate vai ter pela frente Helen Jones, isenta do primeiro combate.

Os restantes pugilistas moçambicanos só entram em cena nos quartos-de-final, com Tiago Muxanga a estrear-se na competição, diante do vencedor do combate da primeira ronda entre o camaronês Albert Mengue Ayissi e o escocês Stephen Newns. Caso vença o seu combate dos “quartos”, Muxanga poderá encaixar, no mínimo, a medalha de bronze.

Alcinda Panguane e Rady Gramane só entram no ringue a 3 de Agosto, também para os quartos-de-final. Alcinda Panguane, medalha de prata nos mundiais da Turquia, espera pela vencedora do combate entre a camaronesa Clotilde Essiane e a barbada Kimberly Gittens, nos 66-70 Kg.

Por seu turno, Rady Gramane, que vai jogar nos 70-75 Kg, terá pela frente a vencedora do combate entre Ornela Sathood (Gana) e Kerry Davis (Inglaterra).

O último pugilista moçambicano a entrar em cena será Armando Sigaúque, na categoria dos 51-54 Kg, que vai defrontar James Dylan Eagleson, da Irlanda do Norte, também isento da primeira ronda.

Os pugilistas que vencerem seus combates nos quartos-de-final garantem, no mínimo, a medalha de bronze.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos