A revista France Football, responsável pela atribuição do prémio Bola de Ouro, divulgou novos detalhes sobre a votação, que deu o título de melhor jogador do mundo ao defesa Rodri. Segundo o periódico, o espanhol ficou apenas 41 pontos à frente de Vinícius Júnior na disputa pelo prémio.
De acordo com a revista France Football, 99 júris, dos 100 principais países que integram a Fifa, com exceção da Síria, que não votou ,votaram na escolha do prémio masculino da Bola de Ouro. No caso das mulheres, foram 49 júris, dos 50 principais países .
Na eleição, os júris montam seu top 10 de indicados à Bola de Ouro. O primeiro na lista de cada votante recebe 15 pontos, o segundo leva 12, o terceiro 10 e, assim, sucessivamente. No total, Rodri somou 1170 pontos, contra 1129 de Vini Jr.
Olhando para Vini Júnior, que era apontado como o principal favorito para vencer o prémio, o jornal espanhol diz que a primeira conclusão a que se chega é que muito provavelmente os votos de Vinicius foram afectados pelos que podem ter recebido os seus companheiros Bellingham e Carvajal, especialmente, o inglês, e que alguns tiraram votos de outros, é inevitável.
Através de um artigo no L’Équipe, a France Football mostrou também que cerca de sete jogadores receberam, pelo menos, uma nomeação para melhor do mundo; foram eles (para além de Rodri e de Vinícius) jude Bellingham , Dani Carvajal , Toni Kroos ,Kyllian Mbappe , Erling Haaland ,Lautaro Martinez e o nigeriano Ademola Lookman.
Rodri é o primeiro jogador da Premier League a vencer a bola de ouro desde a conquista de Cristiano Ronaldo em 2008 com a camisola do Manchester United.
VOTAÇÃO BOLA DE OURO
Rodri (Espanha, Manchester City): 1 170 pontos
Vinicius Júnior (Brasil, Real Madrid): 1 129 pontos
Jude Bellingham (Inglaterra, Real Madrid): 917 pontos
Dani Carvajal (Espanha, Real Madrid): 550 pontos
Erling Haaland (Noruega, Manchester City): 432 pontos
Kylian Mbappé (França, Paris Saint-Germain): 420 pontos