O Secretário de Estado de Desporto, Carlos Gilberto Mendes, desafiou a Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) a apostar numa Liga Feminina de Basquetebol, uma vez que o quadro feminino tem registado bons resultados ao nível de selecções nacionais assim como em provas de clubes.
Mendes desafiou, igualmente, o elenco liderado por Roque Sebastião a criar projectos que envolvam ex-praticantes da modalidade da bola ao cesto para a divulgação e massificação, com maior enfoque para a rapariga e para angariação de patrocinadores para tornar a modalidade financeiramente estável e com mais praticantes.
Durante a visita efectuada há dias à sede da Federação Moçambicana de Basquetebol, Carlos Gilberto Mendes mostrou-se ainda preocupado com o estado de conservação das instalações, tendo na ocasião manifestado abertura para ajudar no processo de reabilitação.
O SED disse ainda que vai trabalhar com a FMB na busca de patrocínios e de uma casa das selecções, que tenha um pavilhão, onde as equipas desta disciplina desportiva possa treinar e fazer os seus jogos.
O Presidente da FMB, Roque Sebastião, mostrou-se satisfeito com a visita que fez a Secretaria do Estado do Desporto, porque teve a oportunidade de apresentar e partilhar o Plano Estratégico 2020-2028.