Os 11 secretários de Estado provinciais nomeados pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, tomam posse, hoje, numa cerimónia que iniciou a instantes na Ponta Vermelha. O cargo de secretário de Estado é de confiança política.
Trata-se de Dinis Vilanculos, para a província do Niassa, Armindo Ngunga, para Cabo Delgado; Mety Gondola, para província de Nampula.
À data da sua nomeação para secretário de Estado, Mety Gondola era, desde 2015, secretário-geral da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), braço juvenil do partido no poder.
No uso das suas competências, o Chefe de Estado empossa Judith Mussácula para o cargo de secretário de Estado da Zambézia e Stella Zeca para Sofala. Edson Macuácua para Manica, Ludmila Maguni e Amosse Macamo para, respectivamente, Inhambane e Gaza.
Edson Macuácua nasceu a 26 de Março de 1977 na última legislatura foi presidente da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e Legalidade na Assembleia da República.
Vitória Dias Diogo é empossada secretária de Estado na província de Maputo. Sheila Afonso para a cidade de Maputo e Elisa Zacarias para Tete.
Os secretários de Estado na província tem, entre outras competências, orientar a preparação do plano económico e social e o respectivo balanço de execução nas áreas de representação do Estado na província.
Apresentam relatórios periódicos ao Governo Central sobre o funcionamento dos serviços de representação de Estado na província.