Em São Tomé e Príncipe decorre o processo de apuramento dos resultados das eleições legislativas, autárquicas, realizadas este domingo.
As primeiras projecções avançadas pelos media locais indicam que o futuro governo de São Tomé e Príncipe vai estar entre a Acção Democrática Independente (ADI, oposição), de Patrice Trovoada, e o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP/PSD), de Jorge Bom Jesus, candidato à sua sucessão, mas tudo está ainda em aberto.
O Presidente são-tomense, Carlos Vila Nova, apelou às forças políticas concorrentes a aceitarem os resultados que serão divulgados.
“Apelar a todos, os autores políticos, todos os são-tomenses, toda sociedade que seja respeitada a vontade do povo. O que o povo escolher deve ser aceite por todos”, disse.
Segundo a DW, estas eleições contaram, pela primeira vez, com o maior número de observadores de vários países e organizações internacionais. A missão da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), é chefiada pelo embaixador do Brasil em Angola.