O País – A verdade como notícia

SAMIM anuncia morte de mais de 30 terroristas

A missão militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SAMIM) em Cabo Delgado, norte de Moçambique, anunciou a morte de dois soldados num combate em que disse ter abatido mais de 30 terroristas.

“A força da SAMIM pode confirmar que os terroristas sofreram baixas ao máximo neste combate, em que mais de 30 foram abatidos e um número considerável de armas, munições e equipamento foi apreendido”, lê-se em comunicado.

O combate aconteceu na terça-feira em Nkonga, povoado do distrito de Nangade.

Os dois soldados mortos foram Musa Mpondo, sargento tanzaniano, e Zikamee Kamai, praça das forças do Botswana.

Um outro militar tanzaniano sofreu ferimentos, acrescenta a mesma nota.

A província de Cabo Delgado enfrenta há cinco anos uma insurgência armada com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

A insurgência levou a uma resposta militar desde Julho de 2021 com apoio do Ruanda e da SADC, libertando distritos junto aos projectos de gás, mas surgiram novas vagas de ataques a sul da região e na vizinha província de Nampula.

O conflito já fez um milhão de deslocados, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e cerca de 4000 mortes, segundo o projecto de registo de conflitos ACLED.

 

ÓRGÃO DE POLÍTICA, DEFESA E SEGURANÇA DA SADC REUNIDO

A cidade de Windhoek, Namíbia, acolheu a reunião extraordinária do Comité Ministerial do Órgão de Política, Defesa, Segurança e Cooperação da SADC que decorreu sob o lema “Promovendo a paz e a segurança na região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral”.

O encontro serviu para discutir a situação política e de segurança na região, bem como o fortalecimento dos processos democráticos, suas regras e leis da SADC. A sessão de abertura foi presidida pela Vice-Primeira-Ministra e ministra das Relações Internacionais e Cooperação da Namíbia, na qualidade de presidente do Comité Ministerial do Órgão da SADC, Netumbo Nandi-Ndaitwah.

A governante namibiana, no seu discurso, felicitou os governos de Angola e do Lesotho pela forma pacífica como realizaram as suas eleições gerais este ano. Netumbo Nandi-Ndaitwah sublinhou que foram processos que demonstram a vontade do povo dentro dos princípios democráticos defendidos pelos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

A reunião decorreu à porta fechada e serviu, também, para analisar a situação na RDC, face aos ataques do M23, com relatos de actos negativos que perigam a segurança, a estabilidade, a paz e o desenvolvimento económico da região.

Em relação à situação na RDC, durante a intervenção do secretário executivo da SADC, lida pela directora em exercício, Kealeboga Moruti, o Órgão de Política, Defesa, Segurança e Cooperação da SADC reconheceu os esforços do Presidente João Lourenço, enquanto mediador do conflito na República Democrática do Congo, sublinhando o respeito por Angola na resolução de conflitos na região e do continente.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos