A partir do próximo dia 21 de Setembro terá início em todo país, o processo de formação de 187 mil membros de Mesa de Votos, e para o efeito serão necessárias mais de 2700 salas para a formação. As autoridades deverão desembolsar mais de 76 milhões de meticais para alugar as salas necessárias, um valor que segundo a vogal da comissão nacional de eleições é irrisório, tendo em conta o real custo das salas.
Alice Banze defende que não basta apenas pegar no valor global a ser usado para aluguer de salas, e criticar sem olhar os detalhes “estamos a falar de 11 províncias, mais de 165 distritos e cada sala vai custar 2 mil meticais por dia, que é um valor ínfimo para o aluguer de sala. Então, é importante, ao receber estes valores, não só olharmos para o número de 70 milhões, mas perceber o antecedente, o que é que esses 70 milhões vão cobrir, pois estão a cobrir todo o país com mais de 160 distritos, para então podermos ver que este valor até é simbólico se formos a comparar quanto é que está a custar uma sala de um hotel, que chega a custar em média 7 mil meticais por dia” esclareceu a vogal da Comissão Nacional de Eleições
Falando a jornalistas, Alice Banze revelou que até semana passada, havia 3 partidos políticos que ainda não tinham recebido o valor destinado a campanha eleitoral, por razões administrativas, pois esses partidos não tinham feito a atualização de NUIT junto dos órgãos eleitorais.
Alice Banze está a trabalhar em Inhambane para acompanhar a preparação do processo eleitoral e orientou uma indicação de técnicos e membros dos órgãos eleitorais.