A gigante russa Gazprom suspendeu, esta quarta-feira, o fornecimento de gás à Alemanha, e consequentemente à Europa, através do gasoduto Nord Stream 1, que faz a ligação entre a Rússia e Alemanha, até dia 3 de Setembro, escreve o Notícias ao Minuto.
A suspensão “de forma temporária” é justificada com trabalhos de manutenção na única turbina que bombeia o gás na infraestrutura, que se encontra localizada na estação de Portovaya.
De acordo com os dados fornecidos no site da Nord Stream, a empresa que opera o gasoduto, a interrupção começou às 04h00, horário de Moscovo.
Os trabalhos serão realizados em conjunto com especialistas da Siemens. Quando a manutenção for concluída, o bombeamento de gás será restabelecido na totalidade.
Refira-se que a Rússia tem vindo a reduzir gradualmente o volume de fornecimento de gás através do Nord Stream sob pretexto de problemas técnicos e necessidade de reparação de equipamentos do gasoduto. No entanto, esta pode ser uma estratégia para pressionar o Ocidente.
A Europa continua a lutar contra o aumento dos custos da energia para famílias e empresas e anteveem um corte total da energia russa em breve. Por esse motivo, a Europa tenta encontrar alternativas ao fornecimento russo o mais cedo possível para garantir reservas para o próximo inverno.