O País – A verdade como notícia

Rússia preside Conselho de Segurança da ONU em Abril e Kyiv diz ser “piada de mau gosto”

Foto: Notícias ao Minuto

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, vai presidir a uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, EUA, em em Abril, mês em que a Rússia vai assumir a presidência do organismo internacional.

Reagiu ao assunto, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, considerou “piada de mau gosto” e disse que o mundo não pode ser um lugar seguro com a Rússia como líder do Conselho de Segurança da ONU.

“A presidência russa do Conselho de Segurança da ONU é uma piada de mau gosto. A Rússia usurpou o seu lugar, está a travar uma guerra colonial, o seu líder é um criminoso de guerra procurado pelo TPI [Tribunal Penal Internacional] por sequestro de crianças. O mundo não pode ser um lugar seguro com a Rússia no Conselho de Segurança das Nações Unidas”, afirmou o governante numa publicação na rede social Twitter.

A partir de Abril, e segundo o cronograma da ONU, a Rússia (um dos cinco membros permanentes do Conselho com poder de veto) assumirá a presidência rotativa do órgão, que tem capacidade de fazer aprovar resoluções com carácter vinculativo.

Desde o início da guerra na Ucrânia, a 24 de fevereiro do ano passado, os países da NATO e da União Europeia disponibilizaram apoio financeiro, militar e humanitário para ajudar a Ucrânia a fazer face à invasão da Rússia. O país invasor, por outro lado, foi alvo de pacotes de sanções consecutivos, aplicados pelos parceiros de Kyiv.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos