O País – A verdade como notícia

Rússia assume hoje presidência do Conselho de Segurança da ONU

Foto: Expresso das Ilhas

A Rússia assume, este sábado, a presidência do Conselho de Segurança da ONU, órgão encarregado de manter a paz internacional, diminuir controvérsias e combater actos de agressão internacional.

Segundo a informação difundida no canal de televisão Sky News, isto acontece duas semanas após o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitir um mandado de prisão contra Vladimir Putin por supostos crimes de guerra.

Segundo as regras da ONU, cada um dos 15 países membros do Conselho de Segurança assume a presidência do órgão de forma rotativa por um período de um mês. A presidência do Conselho de Segurança decide as matérias a serem discutidas, lidera as reuniões e cuida de várias acções administrativas do órgão.

Foi justamente na última vez em que assumiu esse posto, em Fevereiro de 2022, que a Rússia decidiu invadir a Ucrânia, dando início à guerra.

A Rússia é membro permanente do Conselho de Segurança, junto aos Estados Unidos, China, França e Reino Unido, o que significa que tem poder de veto no órgão, ou seja, através de seu voto negativo, os membros permanentes podem rejeitar qualquer resolução, independentemente do número de votos positivos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos