O País – A verdade como notícia

Ruanda vai mandar mais soldados para Cabo Delgado

Ruanda vai enviar mais tropas para Cabo Delgado, para ocupar as posições actualmente ocupadas pelos militares da SAMIM, que em Julho deste ano vai abandonar a missão. A informação foi avançada pelo Brigadeiro-General Patrick Karuretwa, que dirige a cooperação internacional das Forças de Defesa do Ruanda.

A três meses para a retirada da missão militar da Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral, SAMIM, que apoia Moçambique no combate ao terrorismo em Cabo Delgado, o Governo do Ruanda anunciou, esta sexta-feira, o envio de mais soldados para o pais.

De acordo com o portal sul-africano News24, que cita o Brigadeiro-General Patrick Karuretwa, responsável pela cooperação internacional das Forças de Defesa do Ruanda, o envio das tropas será financiado pela União Europeia.

A retirada das tropas da SADC (SAMIM) obriga-nos a tomar certas medidas, afirmou o Brigadeiro-General Karuretwa e acrescentou:

“Vamos treinar soldados moçambicanos para assumirem o local onde a SAMIM foi destacada. Estamos, também, a aumentar as nossas tropas e a torná-las mais móveis para cobrir mais áreas”, refere a News24.

As autoridades moçambicanas ainda não reagiram a esta informação.

Recorde-se que o Presidente da República garantiu que a retirada da SAMIM em Cabo Delgado não significará o fim do combate ao terrorismo.

O Ruanda conta, actualmente, com 2.500 soldados no teatro operacional Norte, segundo o portal sul-africano que temos vindo a citar.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos