O País – A verdade como notícia

Qatar confirma acordo entre Israel e Hamas para libertação de 50 reféns

O Qatar revelou hoje que vai ser anunciado nas próximas 24 horas o início da trégua de quatro dias entre Israel e o movimento islamita Hamas, que prevê a libertação de reféns em Gaza e de prisioneiros palestinianos.

Num comunicado, citado pela imprensa internacional, o Ministério dos Negócios Estrangeiros catari descreveu as conversações que produziram o acordo para uma “pausa humanitária” como o resultado de uma mediação do Egito, dos EUA e do Qatar.

“O início da pausa será anunciado nas próximas 24 horas e terá a duração de quatro dias, sujeito a prorrogação”, referiu o comunicado.

Segundo o ministério, o acordo inclui a libertação de 50 reféns, mulheres e crianças civis, actualmente detidas na Faixa de Gaza, em troca da libertação de um número de mulheres e crianças palestinas detidas em prisões israelitas.

“O número de pessoas libertadas irá aumentar em fases posteriores da implementação do acordo”, acrescentou o comunicado.

O Qatar sublinhou que o cessar-fogo “irá permitir a entrada de um maior número de comboios humanitários e ajuda humanitária, incluindo combustível designado para necessidades humanitárias”.Israel aceitou na terça-feira o acordo, com todos os membros do executivo do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, a votarem a favor, exceto os três ministros do Partido do Poder Judaico (Otzma Yehudit), de extrema-direita, e o ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir.
O Hamas saudou o acordo, mas garantiu que a luta não terminou.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos