Roberto Isaías é o músico que venceu um concurso público para criar uma música sobre a campanha do Direito à Informação. Por isso, o músico participa desde esta quinta-feira, num “road-show” de divulgação da Lei do Direito à Informação. O evento, a inaugurar em Boane, segue a posterior para os distritos de Namaacha, Moamba e Manhiça durante sete dias.
Trata-se de sessões culturais consistirão na exibição de peças de teatro, apresentação da música sobre acesso à informação (pelo músico Roberto Isaías) e grupos de dança locais.
A acção visa massificar o conhecimento dos cidadãos sobre a existência e os mecanismos de acesso à informação, bem como melhorar a interacção dos cidadãos com as instituições públicas e aumentar o seu conhecimento sobre os seus direitos e deveres.
Participarão do evento, Governos distritais e municipais, Conselhos Consultivos, líderes comunitários, plataformas distritais, estudantes e a comunidade em geral.
O road-show será realizado em palcos móveis, em quatro distritos, de 20 a 27 deste mês, nas escolas secundárias localizada nas sedes dos distritos.
O evento é levado à cabo pela Sociedade Aberta (SA) – Organização da Sociedade Civil moçambicana, criada em 2004, que se dedica à pesquisa e promoção de modelos de desenvolvimento local, com grande enfoque para as áreas de Governação Local e renda comunitária.