O País – A verdade como notícia

Revoltados, professores paralisam aulas em mais uma escola na Matola 

Em mais uma escola, professores decidiram paralisar as aulas na província de Maputo. São mais de 40 professores do sector público afectos à uma escola comunitária na Matola que interromperam as actividades para exigir horas extras.

Na escola Comunitária Daejo Cheile no bairro khongolote, Município da Matola, o dia começou com cânticos e batucadas.

Professores, rigorosamente vestidos, abandonaram as salas de aula para reivindicar, através de cânticos e dísticos, o pagamento do subsídio de horas extras dos anos 2022 e 2023, como explicou a professora Nilsa Miranda. “Estamos, de facto, a reivindicar o pagamento de horas extras desde Setembro de 2022 até agora”.

Outros professores que se amotinaram defronte da escola fizeram ecoar as suas preocupações face a este capítulo do não pagamento do subsídio de horas extras. 

“Estámos a enfrentar esta situação de não pagamento de horas extras desde 2022, então decidimos, por unanimidade, paralisar as nossas aulas até que esta situação seja resolvida”. O Professor Taula acrescenta que “nenhum dos nossos colegas sentiu o sabor desse dinheiro na conta. Tentámos várias vezes aproximar a direção da escola e aos Serviços Distritais, mas sem sucesso”.

A Escola tem cerca de 5000 alunos da primeira à décima segunda classes. Os alunos também juntaram-se à causa dos seus professores. “Esta Escola tem professores que ensinam. Paguem os professores para que a gente siga a nossa carreira, paguem os professores, paguem os professores…”

A paralisação desta quinta-feira  segue-se à interrupção de actividades na Escola Secundária da Machava-Sede, esta quarta-feira, também por falta de subsídio de horas extras. 

Recorde-se que o Ministério da Educação já tinha avançado que o assunto estava a ser resolvido e que tudo dependia do Ministério da Economia e Finanças.

Já a instituição dirigida por Max Tonela disse estar a pagar em função do apuramento sobre quem de facto trabalhou em horário extra-laboral.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos