O País – A verdade como notícia

Retomam obras de reabilitação da Eduardo Mondlane na Cidade de Maputo

Retomaram, na quinta-feira, os trabalhos de asfaltagem das faixas laterais da Avenida Eduardo Mondlane, na Cidade de Maputo. Orçada em cerca de 100 milhões de Meticais, o Município prevê concluir a reabilitação da via até ao fim deste ano.

Depois de uma interrupção de quase um ano, retomou, na última quinta-feira, a reabilitação da Avenida Eduardo Mondlane, na Cidade de Maputo…

É que o Município de Maputo só tinha asfaltado as faixas centrais para o espanto dos condutores.

“É positivo. Só que ficamos espantados porque é que, primeiro, foi asfaltado uma central e, agora, as partes laterais. Contudo, não há dúvidas de que vai ajudar”, referiu um dos condutores que usa a Avenida Eduardo Mondlane.

E a reabilitação, agora, das faixas laterais é bem vista pelos demais condutores. “É um pouco constrangedor por causa do congestionamento visto que os trabalhos são feitos nos horários normais de circulação de viaturas, mas a reabilitação está a minimizar algumas covas na estrada”, apontou Rogério Manhiça, condutor, secundado por Ivan Chongoene, ao afirmar que: “Esperamos que as coisas melhorem. O trabalho é louvável porque a estrada já estava muito danificada. Agora, andaremos bem”.

Na verdade, segundo o Município de Maputo, as obras de reabilitação da Avenida Eduardo Mondlane nunca foram interrompidas.

“Havia algumas componentes que precisavam, ainda, de ser ajustadas e uma das coisas que nós fizemos foi, em vez de avançarmos com a recelagem das faixas laterais da Avenida Eduardo Mondlane, preferimos, primeiro, fazer o sistema de saneamento. Uma vez executadas as correções, agora estamos a fazer a recelagem nas faixas laterais, que era o que faltava”, referiu João Munguambe, vereador de Infra-estruturas no Conselho Municipal de Maputo.

E os trabalhos não se vão limitar, apenas, a asfaltagem das faixas laterais.

“Há outras componentes que hão-de vir. Tem a ver com as áreas de estacionamento em que está, também, a finalizar o projecto, mas, em princípio, usaremos um tipo diferente de material, que vai ajudar. Um pavimento drenante, que vai permitir que possa, também, facilitar a drenagem. Portanto, as obras não foram abandonadas nem podem ser abandonadas porque precisam de ser feitas e já era sem tempo. Já faz tempo que a Avenida Eduardo Mondlane não tinha uma intervenção deste nível”, disse João Munguambe.
Estas intervenções poderão ser concluídas até ao fim deste ano.

“O contrato já está um pouco fora do prazo, mas uma vez feitos estes ajustes e pensamos que até ao final do ano poderemos concluir que falta por fazer. As obras da Eduardo Mondlane estão orçadas em cerca de 100 milhões de Meticais, mas estão num pacote único que inclui a Julius Nyerere”, concluiu o vereador de Infra-estruturas no Município de Maputo.

Além das vias de acesso, o Município de Maputo está, também, a reabilitar o sistema de drenagem da cidade.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos