O Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários (INATRO) retomou a produção da carta de condução biométrica, interrompida em Dezembro do ano passado, devido a irregularidades administrativas no processo de contratação do provedor que fornecia este serviço.
A retoma da impressão da carta de condução biométrica, a 11 de Julho passado, é o culminar do processo da contratação do novo provedor do serviço, seleccionado através de um concurso público, em substituição da Brithol Michcoma.
O INATRO refere que foram produzidas 75 mil cartas no novo modelo e a distribuição da mesma já está em curso.
“A nova carta de condução biométrica contem características visuais diferentes, nomeadamente a cor, a disposição da identificação do condutor, para além do aumento dos dispositivos de segurança, de 13 para 24”, explica o comunicado daquela instituição enviado ao “O País”, e sublinha que as cartas anteriores à nova continuam válidas até a sua caducidade, pelo que os respectivos titulares não precisam de as trocar.
“Para que o processo de levantamento das cartas de condução biométricas ocorra de forma ordeira, o INATRO apela aos condutores para que se dirijam aos balcões das suas delegações quando a carta de condução temporária estiver caducada”.
A instituição diz, também, que como medida complementar, para facilitar o levantamento das cartas de condução biométrica, foi criada uma plataforma de comunicação prévia através de SMS a ser enviada aos utentes sobre o estado da respectiva carta.
VALIDADE DA CARTA TEMPORÁRIA BAIXA PARA 30 DIAS
Além da retoma da emissão da carta de condução biométrica, o INATRO reduziu a validade da carta de condução temporária, três meses para 30 dias.
Igualmente, “o atendimento nas delegações do INATRO deverá durar no máximo 15 minutos e todas as preocupações e reclamações apresentadas deverão ser resolvidas e/ou esclarecidas no prazo máximo de 48 horas”.
Para melhor monitorar a eficácia destas medidas, foi criada a linha de atendimento 21311179, para onde devem ser canalizadas todas as preocupações e reclamações dos utentes.