O País – A verdade como notícia

Restos mortais de Jonas Chitsumba repousam no cemitério da Texlon

Foto: O País

Os restos mortais do presidente do Clube dos Desportos da Costa do Sol, Jonas Chitsumba, foram ontem a enterrar no cemitério da Texlon, numa cerimónia que contou com a presença de familiares, amigos, colegas da Electricidade de Moçambique e do Costa do Sol.

Mas o ponto alto foi o velório que decorreu na capela do Hospital Central de Maputo, que teve a presença do Presidente da República, Filipe Nyusi, que foi prestar a sua homenagem e o último adeus ao presidente “canarinho”.

Na ocasião, Filipe Nyusi, que não prestou declarações, saudou a família de Jonas Chitsumba, endereçando suas condolências, momentos antes da leitura das diversas mensagens, de familiares, amigos e colegas, que enalteceram os feitos de Chitsumba como chefe de família, quadro da EDM e presidente do Costa do Sol.

Coube ao vice-presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Costa do Sol, Amade Abdulai, ler a mensagem da colectividade de Matchiki Tchiki, tendo dado o percurso do presidente desde a sua entrada até à sua morte.

“Ingressa como sócio do Costa do Sol no ano 2000, tendo sido quadro da direcção nos últimos anos, antes de ser eleito para a presidência do clube a 3 de Outubro de 2020”, disse Amade Abdulai.

Em termos de conquistas, Abdulai destacou os torneios de abertura, em futebol, em 2021, nomeadamente a Liga Jogabets, os Campeonatos da Cidade de Maputo em basquetebol masculino e feminino em 2021, bem como o campeonato nacional de basquetebol em femininos, também em 2021. Além destas conquistas, fez história ao levar a equipa feminina do Costa do Sol a disputar a qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões africanos pela primeira vez na história do futebol feminino.

“Estamos satisfeitos pelos feitos que deu ao clube e, por isso, estamos todos de luto”, concluiu Amade Abdulai, vice-presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Costa do Sol.

FMF DECRETA “MINUTO DE SILÊNCIO” PARA ESTE FIM-DE-SEMANA

Como forma de prestar homenagem ao presidente do Costa do Sol, Jonas Chitsumba, falecido na passada segunda-feira, vítima de acidente de viação, a Federação Moçambicana de Futebol decretou um minuto de silêncio em todas as provas que vão decorrer no fim-de-semana.

Assim, tanto as provas da segunda divisão, da poule de apuramento ao Moçambola 2023, nas zonas Sul e Centro, entre Matchedje de Mocuba e Clube de Chibuto e entre Ferroviário de Quelimane e Chingale de Tete, respectivamente, bem como os jogos da última jornada do Moçambola 2022, terão que cumprir o minuto de silêncio em homenagem a Jonas Chitsumba.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos