O País – A verdade como notícia

Mambinhas fazem o pleno e já projectam meias-finais

Foto: Cosafa

A selecção nacional de futebol dos sub-20, os Mambinhas, terminou a primeira fase do torneio regional do Cosafa com o pleno de vitórias e garantiu, não só a qualificação às meias-finais da prova, como também o primeiro lugar do grupo B.

Os Mambinhas encerraram a fase de grupos com uma vitória, tangencial, por 2-1, diante do Lesotho, num jogo em que o seleccionador nacional, Dário Monteiro, fez muitas alterações em relação aos onze que defrontou, e goleou as Seychelles, na primeira jornada, por 5-1, e a que derrotou a Angola, na segunda jornada, por uma bola sem resposta.

As alterações foram feitas desde a baliza até ao sector mais adiantado, onde Monteiro colocou os menos utilizados, deixando de fora os potenciais titulares, como forma de os poupar de lesões e castigos, tendo em vista as meias-finais.

Dário Monteiro entrou de início com o guarda-redes Fazito e um quarteto defensivo composto por General, Edilson, Tropa e António Langa, um trio do meio-campo com Leonel, Pene e Xamin e outro trio da frente com António Sumbane, Djwa e Dénio. No banco, estiveram potenciais titulares como Traoré, DJ Zavala, Keyns e Chamito.

Os Mambinhas foram ao intervalo a vencerem por uma bola sem reposta graças ao golo apontado por Dénio, a revelar um pouco da vontade de terminar com mais golos, tendo em conta que foram muitas oportunidades de marcar.

Na segunda parte e, diante de um Lesotho pouco astuto, mas a mostrar indícios de reacção, e após algumas substituições operadas pelo seleccionador nacional, DJ Zavale conseguiu ampliar o marcador num lance inofensivo em que o guarda-redes contrário ficou mal na fotografia.

E muitos outros lances ficaram por finalizar no ataque dos Mambinhas, que acabaram por sofrer o golo de honra dos “suthos”, a beliscar um pouco a prestação neste jogo.

O pleno e a qualificação às meias-finais estão garantidos, agora a pensar em chegar à final.

Angola, por seu turno, acabou goleado as Seychelles por 8-1, na luta pelo melhor segundo de todos os grupos, já que terminou com seis pontos, mas com uma diferença de golos muito elevada, já que marcou 13 e sofreu dois golos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos