O País – A verdade como notícia

Republicanos investigam retirada de tropas americanas no Afeganistão

Membros da Câmara dos Representantes, agora controlada pelos republicanos, abriu uma investigação sobre a retirada de tropas do Afeganistão, determinada pela administração de Joe Biden, classificada como caótica

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes norte-americana, sob liderança dos republicanos, pediu ao Departamento de Estado documentos relacionados à decisão de pôr fim, no final de Agosto de 2021, a uma ocupação de vinte anos no Afeganistão, que levou a uma retirada caótica e à tomada do poder pelos talibãs.

Biden retirou as forças norte-americanas do território afegão ao abrigo de um acordo alcançado entre os extremistas e a anterior administração do Presidente Donald Trump.

De acordo com a imprensa internacional, O presidente do Comité de Relações Exteriores enviou, na quinta-feira, uma carta ao secretário de Estado, Antony Blinken, pedindo formalmente memorandos, comunicações, ‘e-mails’ e outros registos sobre as operações.

A lista inclui elementos como mensagens do Departamento de Estado entre 2020 e 2021 relacionadas à deterioração da situação de segurança no Afeganistão.

Os republicanos pediram ainda Informações sobre o número total de forças-tarefa envolvidas na evacuação do país e do pessoal designado para cada grupo de trabalho, mas também sobre reuniões com os talibãs desde janeiro de 2021.

A retirada apressada das forças internacionais, em particular das norte-americanas, do Afeganistão terminou em 31 de agosto de 2021, diante do avanço vertiginoso dos talibãs.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos