O País – A verdade como notícia

Republicanos continuam sem líder na Câmara dos Representantes dos EUA

O candidato republicano à liderança da Câmara dos Representantes dos EUA, Kevin McCarthy, falhou pela décima primeira vez a eleição, com um grupo conservador do seu partido a manter o voto em outros candidatos.

Na 11.ª tentativa, McCarthy recebeu 200 votos, enquanto o líder dos democratas na câmara baixa, Hakeem Jeffries, manteve os 212 votos do seu partido, abaixo dos 218 necessários para a eleição.

Os candidatos alternativos propostos pelos conservadores que se opõem a McCarthy, Kevin Hern e Donald Trump, indicado pelo ultraconservador da Florida Matt Gaetz, obtiveram oito votos no total, de acordo com a imprensa internacional.

O republicano Byron Donalds também recebeu 12 votos, embora desta vez não tenha sido indicado.

Assim, resta saber se os congressistas avançam para uma 12.ª votação ou se adiam a sessão para esta sexta-feira.

Durante a votação, os ‘media’ norte-americanos, como o Washington Post e o The Hill, noticiaram que os republicanos tinham chegado a um acordo para eleger Kevin McCarthy, que teria cedido a muitas das exigências dos opositores dentro do partido. No entanto, alguns dos congressistas recusaram-se a considerar a possibilidade de aceitar a eleição de McCarthy, que garantiu esta quinta-feira estar determinado em manter a candidatura.

Mas apoiantes e opositores surgiram esta quinta-feira aparentemente cada vez mais desesperados, perante uma situação sem fim à vista, refere o Notícias ao Minuto.

De acordo coo regulamento do Congresso, a câmara continuará a reunir até que um candidato consiga os 218 votos necessários para a sua liderança.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já qualificou como “vergonhoso” o bloqueio à eleição do novo líder da Câmara de Representantes, devido às divisões internas dos republicanos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos