O cabeça-de-lista da Renamo em Maputo, Venâncio Mondlane, diz que hoje arranca a marcha nacional de repúdio aos resultados das eleições de 11 de Outubro corrente. A Renamo reafirma ter ganhado o escrutínio na capital do país e diz ter actas e editais que comprovam isso. A marcha conta com a presença do presidente da Renamo, Ossufo Momade, do cabeça-de-lista da Renamo em Quelimane, Manuel de Araújo, de membros e simpatizantes da Renamo e de curiosos.
A Praça dos Combatentes, no bairro de Xiquelene, na Cidade de Maputo, foi o lugar escolhido para dar início à marcha, esta manhã.
Empunhando o microfone, numa viatura de caixa aberta, Venâncio Mondlane deu a conhecer aos seus seguidores que já deu entrada em todos os tribunais distritais da Cidade de Maputo a impugnação dos resultados eleitorais.
“O processo já deu entrada nos tribunais distritais de Nlhamankulu, KaMavota, KaMubukwana, KaMaxaquene e KamPfumo. O juiz perguntou ontem ao STAE e à CNE acerca do paradeiro dos editais e das actas, e os órgãos de gestão eleitoral responderam que não têm os referidos documentos”, disse.
Mondlane disse ainda que, em todos os tribunais distritais, o único partido que apresentou as actas e editais foi a Renamo.