Partido Renamo diz não constituir verdade que os seus guerrilheiros estejam a intimidar às populações nas províncias de Tete e Manica, concretamente nos Distritos de Moatize e Báruè respetivamente. A reação da Renamo surge na sequência das exigências feitas pelo Chefe de Estado ontem em Tete.
Foi em comício popular no posto administrativo de Zóbuè, na província de Tete, que a população revelou ao Presidente da República que há alegados homens da Renamo que estão a intimidar as comunidades.
Na ocasião, Filipe Nyusi disse ser inaceitável e exigiu da liderança da Renamo que parasse com a situação. Reagindo a estas preocupações, o porta-voz da perdiz, José Manteigas, disse haver um fórum próprio para se falar de questões militares.
Manteigas avançou inclusive que os guerrilheiros e combatentes da Renamo têm um comando e obedecem às ordens do seu presidente.
José Manteigas disse ainda que o seu partido tem agendado várias actividades internas, visando preparar-se para as eleições de Outubro próximo.