O País – A verdade como notícia

Renamo aposta em Venâncio Mondlane e António Muchanga para cidades de Maputo e Matola

Foto: O País

A Comissão Política da Renamo aprovou, hoje, os 65 nomes dos cabeças-de-lista para igual número de autarquias que vão acolher as eleições autárquicas a 11 de Outubro próximo. Destaque vai para Venâncio Mondlane e António Muchanga, cabeças-de-lista para as cidades de Maputo e Matola, respectivamente.

A meta da Renamo é, por um lado, manter as oito autarquias onde governa actualmente, mas, por outro, conseguir 50% dos municípios existentes e até conquistar mais. Depois da reunião da Comissão Política Nacional, o porta-voz Alfredo Magumisse anunciou os nomes.

Para a capital do país, a aposta da Renamo vai para Venâncio António Bila Mondlane, nome que já vinha a ser ventilado em alguns meios de comunicação, sobretudo os digitais. Para Matola, a Renamo volta a apostar em António Pedro Muchanga.

Nas outras autarquias da Província de Maputo, vão concorrer Carvalho Eduardo Mbeve, Manhiça; Rahil Samsser Khan, Marraquene; Janeiro Pedro, Namaacha; Alcinda da Conceição, Boane; Henriques Chirime, Matola-Rio.

Para as autarquias da província de Gaza, a Renamo avança com Felix Felisberto Tivane para Xai-Xai; Arlindo Afonso, Chókwè; Narciso Manuel Cumbane, Macia; Vicente Flor Langa, Chibuto; Herminio Eusébio Novela, Manjacaze; Moisés Gabriel Nhabanga, Praia de Bilene; Muphatua Baloi, Massigir.

Para Inhambane, a Renamo depositou a sua esperança em Vitalino Macacauze, Inhambane, Mamudo Bene Hagere Mamudo, Maxixe; Joaquim Quinito F. Vilanculos, Vilanculos; Chaile Pedro Matimo, Massinga; Alberto Chale Mujuvo, Quissico; Rogério Canda, Homoíne.

Em Manica, para Chimoio, a perdiz tem aposta em Manuel Samule Macocove como cabeça-de-lista; para Barue avança Bonifácio Tique Quembo; para a vila autárquica de Manica vai Zolinho Nanganhane; para Gondola está Edson Isaías Masanganhe; para Guro avança Bernanrdo António Cutana; e para Sussundenga o escolhido é Rosa Saene.

Em Sofala, a cidade da Beira tem como cabeça-de-lista Geraldo Alexandre Carvalho; para Dondo Cristóvão Filipe Soares; para Marromeu avança Eusébio Vasco Mendonca; para a Vila Autárquica de Caia vai encabeçar a lista da Renamo Martinho Celestino Francisco; e para Gorongosa vai Mureze Roberto.

Para a província de Tete, avança para a capital Tete Ricardo Frederico Francisco Tomás como cabeça-de-lista que concorreu na última edição das eleições autárquicas. Para Moatize, a Renamo escolheu Catarina Olinda Salomão; para Ulongue avança Lucas Inácio João, para a Vila Autárquica de Nhamaiabwe foi seleccionado Taybo Nurmahomed Camissa; e, para Vila Autárquica de Chitima, o seleccionado é Alberto César Mirção Dominos.

Para a província da Zambézia, Manuel de Araújo avança como cabeça-de-lista para a cidade de Quelimane. Para Morrumbala; avança Abílio Abel Magaia; para a Vila Autárquica de Milange, a escolha recai para Enoque Domingos Zaqueu; para Mocuba avança Fernando Pequenino; Alto Molocué está Otílio Eduardo Munhequele; para Maganja da Costa está Eduardo João Ladria; e, para Vila Autárquica de Gurué, a Renamo apostou em Mnateiga Bulaisse.

Para o maior círculo eleitoral do país, a província de Nampula, a Renamo mantém a aposta em Paulo Vahanle. Para a cidade de Nacala Porto, a Renamo decidiu manter a confiança em Raul Novinte, actual autarca. Para Mussoril, vai Lúcia Xavier Afate. Para a Ilha de Moçambique, vai Abdul Raimo Zainadine; para Monapo avança Pedro Florêncio; para Angoche, a escoalha recai para Issufo Rajá; para Ribaué avança Joinfre Celestino e, por fim, Mário Adriano Muimela está como cabeça-de-lista para Malema.

Em Cabo Delgado, Amido António é o cabeça-de-lista para a cidade de Pemba; para Mocímboa da Praia está Sulemane Omar; para Montepuez avança Benjamim Augusto; para Mueda, a Renamo apostou em Francisco Maiaia; no extremo mais a norte da província, concretamente em Balama, a Renamo vai apostar em Simão Alberto Amimo; em Chiurre avança Alicora Intutunha e, para a Ilha do Ibo, está como cabeça-de-lista Magido Mussaibo.

Para a província de Niassa, a capital provincial Lichinga contará com Orlando Augusto Leite Sousa como cabeça-de-lista da perdiz; para Cuamba, o cabeça-de-lista é Mário Cinquenta Naula; em Metangula está Vasco Anónio; Mecanhelas a Renamo avança com Bonifácio Martinho Mapereira Verula; em Madimba avança Sequeira António e, por fim, Marrupa tem como cabeça-de-lista da Renamo Armando Augusto Leite de Sousa.

Os nomes anunciados vão depois ser homologados pelo Conselho Nacional da Renamo que vai reunir-se no fim deste mês na província de Sofala.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos