O País – A verdade como notícia

Relatório aponta que o ANC terá permitido saque dos cofres do Estado

Foto: News24

Um inquérito entregue ao presidente da África do Sul, ontem, constatou haver uma série de ligações suspeitas entre o ex-presidente Jacob Zuma e a família dos Gupta, facto que terá ditado a captura da concessionária de energia Eskom.

Há anos, um relatório independente, encomendado pelo Governo sul-africano, apurou que os membros da poderosa e rica família Gupta influenciaram decisões governamentais, incluindo a nomeação de ministros, aproveitando-se dos laços estreitos com o antigo presidente Jacob Zuma, cujos filhos trabalharam para as empresas associadas aos Gupta.

Desde lá a esta parte, o Governo da África do Sul tem estado a averiguar as supostas ligações entre os Guptas e Jacob Zuma, e a quarta parte do relatório do inquérito, relativo à Eskom, aponta o dedo para Zuma na manobra de captura da empresa pública de electricidade.

No documento entregue ao presidente Cyril Ramaphosa, na sexta-feira, refere-se que o ex-presidente Jacob Zuma ajudou a família Gupta na captura da concessionária de energia Eskom.

Nesse sentido, a poderosa e rica família orquestrou suspensões repentinas na liderança da Eskom, em 2015, para que os seus associados pudessem ser lançados de pára-quedas para posições estratégicas daquela companhia.

Segundo a News24, a empresa endividada vem tentando recuperar os fundos perdidos em acções ilegais, durante a cera de Jacob Zuma, em cerca de 3,8 bilhões de rands.

em danos sofridos devido às, disse. chefe de justiça Raymond Zondo

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos