O internacional moçambicano tornou-se um pilar para Diego Simeone na defesa do emblema de Madrid. Aliás, Reinildo Mandava foi eleito melhor jogador de futebol do Atlético Madrid no último mês de Abril, deixando para trás a concorrência de João Félix e Luís Suarez. Já começa a granjear simpatia dos adeptos, que o elegeram como melhor jogador.
Simplesmente encantador, diga-se! Cada acção de Reinildo Mandava em campo costuma ser acompanhada de uma ovação de pé das bancadas do Wanda Metropolitano. Isso se deve a duas coisas: a primeira é que cada intervenção de Reinildo Mandava costuma ser positiva para a sua equipa, e a segunda é que o defesa do Atlético Madrid conquistou o respeito de todos os escalões do Atlético. Desde que chegou ao clube em Fevereiro passado, o moçambicano tem sido um exemplo para todos.
O extremo, há pouco, “aterrou” nas bandas da entidade “rojiblanca” para reforçar o lado esquerdo da defesa, posição que estava um pouco enfraquecida nos últimos anos e não tinha um jogador que deixasse Simeone encantado.
Após a sua contratação, Reinildo vestiu a camisola 23 do Atlético e fez o que faz de melhor: Trabalhar. Com a sua humildade, dando de tudo em cada treino e retribuindo a confiança depositada nele, conquistou um lugar no onze, e, desde então, tem sido uma grande aposta do técnico Simeone para travar as investidas das equipas adversárias.
IMBATÍVEL EM DUELOS
Reinildo Mandava é, igualmente, conhecido como um jogador que dá muito mais liberdade para focar no ataque. Graças à sua presença em campo, os seus companheiros de ataque passaram a protagonizar algumas das suas melhores actuações no Atlético. É que estes dois jogadores com clara vocação ofensiva ficam muito mais tranquilos sabendo que Reinildo está nas “costas”.
É importante destacar que os homens do ataque da LaLiga têm um novo pesadelo, já que pouquíssimos avançados espanhóis conseguiram vencer um duelo individual contra Reinildo. Que o diga CR7, na Liga dos Campeões Europeus, quando foi anulado pelo moçambicano. Quanto à LaLiga, é responsável pelo crescimento médio de todos os defesas da prova, em termos de duelos defensivos vencidos e duelos aéreos superados. É, de resto, um jogador que chegou para jogar perto do meio-campo, mas que também actua ao mais alto nível no centro da defesa graças à sua disciplina táctica.
EQUILÍBRIO DEFENSIVO
Desde o primeiro minuto, Reinildo mostrou que era uma verdadeira rocha e até ganhou o prémio de melhor lateral-esquerdo da última temporada da Ligue 1, o principal campeonato de futebol de França. Mas sua melhor versão ainda estava por vir numa nova invenção de Diego Simeone, o terceiro defesa.
Seu físico permite-lhe estar um ponto acima de boa parte dos atacantes. É superior em intensidade, em velocidade e quando tem de ir para o chão, algo que foi visto contra o Sevilla quando saiu com sucesso nas seis entradas que fez. Sobrecarregá-lo é uma missão impossível e Simeone sabe disso. Assim, o técnico argentino dá maior liberdade ofensiva ao lateral direito, Llorente ou Vrsaljko, ciente de que Reinildo dá um importante equilíbrio à defesa.
Com 16 jogos do campeonato disputados desde que chegou ao mercado de inverno e quatro jogos da Liga dos Campeões, Reinildo tem sido fundamental na melhoria do Atlético Madrid em todas as competições. Aliás, é assim que Simeone se dá a conhecer ao público sempre que pode, destacando quando tem a oportunidade de falar sobre Reinildo: “Percebemos nele uma intensidade e uma aplicação defensiva que poderia ajudar-nos a melhorar. Conseguiu o que sempre teve, uma importante força defensiva. Sua chegada tem-nos feito crescer”.
“SINTO QUE RECEBO O APOIO DE TODOS”
“Agradeço, em primeiro lugar, a todos os meus apoiantes, em particular aos de Moçambique, que têm sempre votado em mim. Obrigado! Estou muito feliz. Foi muito bom quando cá cheguei e os meus companheiros, o treinador, o clube, os adeptos todos me receberam muito bem. Senti-me muito tranquilo porque vi que toda a gente estava comigo, a torcer por mim. Eu vim para ser mais uma pessoa que vem ajudar a equipa. Desde a minha chegada, os jogadores com os quais mais convivo são João Felix, Lodi, Filipe e todos, mas Lodi está sempre comigo para me ajudar e dizer como as coisas são. Os adeptos do Atlético são incríveis, já vivo jogos fantásticos aqui, é um ambiente extraordinário”, reagiu Mandava.