A cidade de Nampula voltou a ser assolada pelo surto de cólera. Nos últimos oito dias, foi registado um cumulativo de 120 casos, um dos quais resultou em óbito.
De acordo com Geraldino Avalinho, do Serviço Provincial de Saúde na província de Nampula, o óbito registado no sábado é de um morador de rua de 15 anos de idade, que faleceu 15 minutos após dar entrada no Centro de Tratamento da Cólera, que foi activado na periferia da cidade de Nampula, por conta dos casos que se registam neste momento.
Estão internados naquele centro 24 pacientes.
Segundo a fonte, 80% dos casos são reportados a partir do bairro de Carrupeia, um dos pontos da cidade de Nampula com grandes problemas de acesso à água potável, o que leva a população a acorrer à água dos poços tradicionais, sem segurança para o consumo humano.
O surto de cólera tinha sido declarado em cinco distritos de Nampula, nomeadamente, Nacala, Memba, Nampula, Eráti e Meconta, mas os dois primeiros foram declarados, recentemente, livres da doença. Em Eráti e Meconta, a situação está estável, faltando apenas o preenchimento de alguns parâmetros da Organização Mundial da Saúde, para que se declare também o fim do surto.
Agora, a grande preocupação é a cidade de Nampula.