O País – A verdade como notícia

Recrudescimento dos raptos preocupa CNDS

Foto: O País

Reunido hoje, na Cidade de Maputo, na sua VIII Sessão Ordinária, orientada pelo Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança, Filipe Nyusi, o Conselho Nacional de Defesa e Segurança (CNDS) expressou a sua preocupação com o recrudescimento dos raptos no país.

Além dos sequestros, os acidentes de aviação estão no rol das preocupações do CNDS, tendo, por isso, lamentado a persistência de sinistros que recorrentemente têm semeado luto nas estradas nacionais.

Para evitar tais situações, o CNDS instou as Forças de Defesa e Segurança (FDS) a envidarem esforços com vista a devolverem a segurança às vítimas e punir exemplarmente os sequestradores. Relativamente aos acidentes de viação, apelou aos moçambicanos para observarem todas as medidas de precaução, bem como respeitar as regras de trânsito.

Sobre o Teatro Operacional Norte, o CNDS congratulou as FDS e seus parceiros pela melhoria assinalável da situação de segurança, tranquilidade e ordem públicas na província de Cabo Delgado.

O CNDS reiterou a necessidade de as FDS redobrarem esforços com vista à protecção dos moçambicanos e dos seus bens, tendo em vista evitar a degradação das condições de vida, bem como consolidar a segurança das populações.

O CNDS encorajou o Presidente da República, Filipe Nyusi, a prosseguir com as reformas em curso, com vista a imprimir maior dinâmica às FDS e dotá-las de capacidade compatível com os desafios que o país enfrenta.

O CNDS encorajou o Governo de Moçambique a prosseguir com as démarches com vista a concretizar a candidatura de Moçambique a membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em reconhecimento do papel deste órgão na tomada de decisões relevantes sobre os assuntos de interesse global.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos