O País – A verdade como notícia

Reabertura das fronteiras sul-africanas aumenta expectativas de “Mukheristas”

Mukheristas que operam no mercado grossista do Zimpeto estão satisfeitas com o anúncio da reabertura das fronteiras sul-africanas a 1 de Outubro próximo. Enquanto isso, o presidente da Associação dos Mukheristas, Sudecar Novela, receia que os mercados fiquem vazios, devido à corrida para compra dos produtos na África do Sul

Devido à pandemia da COVID-19, as fronteiras terrestres entre Moçambique e África do Sul estiveram encerradas desde Março, com efeitos negativos para a economia de ambos os territórios.

Durante o período em que vigorou o controlo das fronteiras, estiveram impedidas as deslocações turísticas e de lazer entre os dois países, tendo apenas sido permitida a circulação de transportes de mercadorias e de trabalhadores transfronteiriços.

No mercado grossista do Zimpeto, com pequenos importadores, vulgos Mukheristas, que operam no local, já se espera com ansiedade a reabertura do posto transfronteiriço de Ressano Garcia, no dia 1 de Outubro próximo.

Maria Madalena é um dos rostos de muitos que ficam satisfeitos com a notícia. Entretanto, Sudecar Novela, presidente da Associação dos Mukheristas, apela mais esclarecimentos de ambos os governos, sobre as condições de travessia nas fronteiras terrestres.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos