O País – A verdade como notícia

RDC: Hospitais sobrecarregados com aumento de mortos em Goma

Os hospitais em Goma estão a ter dificuldades para lidar com os violentos combates com rebeldes do grupo M23, que deixaram centenas de pessoas mortas.

Segundo escreve a Africannews, no Hospital Kyeshero, as camas estão cheias de pacientes com ferimentos traumáticos. 

Embora o M23 tenha consolidado o controle de Goma na última semana, os rebeldes continuaram a avançar para a província vizinha de Kivu do Sul e estavam a aproximar-se de sua capital, Bukavu, na sexta-feira.

Goma tem servido há muito tempo como um centro de ajuda humanitária na região problemática, e milhões de pessoas estão em risco com as operações humanitárias paralisadas devido aos conflitos.

Por enquanto, alimentos e suprimentos médicos têm poucas condições de chegar a Goma.

O M23 é o mais poderoso dos mais de 100 grupos armados que disputam o controle do leste do Congo, rico em minerais, que detém vastos depósitos essenciais para grande parte da tecnologia mundial.

Eles são apoiados por cerca de 4.000 tropas da vizinha Ruanda, de acordo com a ONU, muito mais do que em 2012, quando capturaram Goma pela primeira vez e a mantiveram por dias um conflito motivado por queixas étnicas. 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos