O País – A verdade como notícia

“Quero ser presidente de todos moçambicanos” diz Chapo

Daniel Chapo iniciou o encerramento da sua campanha eleitoral em Nacala-porto com uma mega marcha que terminou com um grande comício popular.

Durante o comício disse que escolheu Nacala-Porto para o penúltimo comício porque foi ali onde começou a trabalhar para o Estado, foi onde aprendeu a registar crianças, fazer cédulas, realizar casamentos entre outros actos. E por isso tinha que voltar para agradecer porque no seu entender se não tivesse o aprendizado que teve em Nacala se calhar hoje não seria candidato.

Depois falou das suas promessas eleitorais, quer acabar com a burocracia, com a corrupção e criar oportunidades para que jovens e mulheres empreendedores tenham acesso ao financiamento para fazer crescer os seus negócios e criarem empregos.

Quer resolver os problemas dos funcionários públicos como optimizar a Tabela Salarial Única, os actos administrativos, promoções, mudanças de carreira entre outros que se encontram neste momento suspensos. Reclama ser o único candidato que melhor conhece as dificuldades dos funcionários porque ele próprio é funcionário do Estado e geriu-os desde o distrito, a província e agora tem a possibilidade de fazer essa gestão ao nível central.

Assim promete sentar com todos os funcionários e discutir com eles as suas preocupações e resolver aos poucos esses problemas. Mas por outro lado quer que os funcionários retribuam com a melhoria do atendimento ao público. Citou exemplo de cobranças nas maternidades às parturientes que tem que acabar.

Prometeu em Nacala-Porto construir uma escola secundária de raiz, bem como condições para que haja formação técnico-profissional dos jovens. 

Disse ainda que a sua candidatura é de mudança, é de renovação porque é o único jovem dentro dos quatro candidatos, é uma candidatura do programa “Moçambique para frente”, e de esperança de melhores condições de vida. Compromete-se a ser um Presidente de todos os moçambicanos independentemente da sua situação. E vai criar oportunidades para todos os moçambicanos, mesmo aqueles que não fazem parte da sua formação política. 

Antes de ir a Nacala-Porto, Daniel Chapo participou da reinauguração da sede provincial da Frelimo protagonizada pelo presidente da Frelimo, Filipe Nyusi que na ocasião descreveu Daniel Chapo como uma pessoa íntegra, honesta, trabalhadora, humilde e preparada para liderar os destinos de todos os moçambicanos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos