O País – A verdade como notícia

Quelimane em “brasas”, Sporting cumpre em jogo de “loucos”

Foto: LMB

O Sporting de Quelimane venceu, ontem, o Município da Beira por 77-76 no jogo mais importante da primeira jornada da “poule” regional centro de apuramento à Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal.  Na outra partida, a ISP de Tete venceu o Textáfrica de Chimoio por 87-53.

Sporting de Quelimane vs Município da Beira era o jogo mais aguardado da primeira jornada da “poule” de apuramento da zona  centro à Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal, pelo que atraiu muito público ao pavilhão Favezal. Aliás, este recinto desportivo “rebentou” pelas costuras, sendo de destacar a presença do Governador da Zambézia, Pio Matos, e a Secretaria de Estado, Judite Massacula.

Com os regressados irmãos Matos (Amarildo, Pio e Augusto) a serem lançados para o cinco inicial pela “coach” Dilar Dessai,  o Sporting de Quelimane  procurou controlar o primeiro quarto, mas o Município da Beira respondeu com clarividência ofensiva e  venceu o primeiro quarto pelo parcial de 24-21

Já no segundo quarto, o Sporting de Quelimane entrou mais aguerrido e agressivo defensivamente, passando a liderar a marcha do marcador. Sob o signo de equilíbrio, o jogo revelou-se  impróprio para cardíacos. Pressionada, naturalmente,  pelo público local,  a equipa da casa controlou o segundo quarto, tendo saído ao intervalo a vencer por quatro pontos: 45-41.

No terceiro quarto, o Sporting de Quelimane ficou condicionado com a desqualificação de Agusto “Gordo” Matos com cinco faltas.  O Município da Beira aproveitou os erros cometidos pelos anfitriões e liderou esta etapa. 60-58 foi o resultado ao cabo desta etapa, vantagem para o Município da Beira.

No quarto e decisivo quarto, o Município da Beira ficou também condicionado pela expulsão do seu “coach” com faltas técnicas devido à constante reclamação do trabalho dos árbitros

O Sporting de Quelimane esteve mais esclarecido no ataque. O Município da Beira não respondeu com uma defesa mais agressiva, e foi consistente no ataque.

Com 1:15 segundos por se jogar no terceiro quarto, houve registo de um apagão no agitado pavilhão Favezal. O jogo foi interrompido e, na retoma, as grandes emoções e incertezas quanto ao vencedor permaneciam. O Sporting de Quelimane fugiu no resultado para uma vantagem de quatro pontos. Mas um tiro exterior do Município da Beira reduziu para um ponto, ou seja, 77-76.

 

OUTRAS ZONAS

Em Inhambane, houve jogos da “poule” de apuramento ao nível da zona sul. A Apolitécnica de José “Matilo” Macuácua derrotou a União Desportiva de Boane, por 101 – 47. A Escola Supeiror de Hotelaria de Inhambane ficou de fora devido ao número ímpar de equipas na prova. No quadro feminino, a Lazio de Maputo derrotou a Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane, por 73-47

Já na zona norte, cujos jogos realizam-se no pavilhão do Ferroviário de Nampula, destaque para esta formação que a jogar em casa bateu o conjunto de  New Vision de Nampula por 87-70.Na outra partida, o Nudex de Pemba derrotou o Niassa Basquetebol Team por 68-48.

Ao nível dos seniores femininos, há a assinalar a vitória de   Mucopelinhas de Nacala sobre a União Juvenil de Napipine, por  59-46.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos