As províncias de Sofala e Inhambane continuam sob ameaça de Depressão Tropical resultante do sistema de baixas pressões que se formou no Canal de Moçambique. O fenómeno pode originar chuvas fortes, trovoadas severas e ventos com rajadas fortes nas províncias de Maputo e Gaza.
A situação pode afectar a navegação marítima, entre os paralelos 18 e 27 graus de Latitude Sul.
O sistema de baixas pressões formou-se no Canal de Moçambique no dia 07 de Fevereiro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), que alerta para a possibilidade de o fenómeno atingir o estágio de depressão Tropical esta sexta-feira.
Devido à possibilidade de tempestade prevista pelo INAM, a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos chama atenção para possíveis “inundações moderadas a altas” nas cidades de Maputo e Matola, por causa do aumento do volume de escoamento de água nas bacias hidrográficas dos rios Maputo, Umbelúzi e Incomáti, que poderão transbordar.
A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos prevê ainda que os próximos três dias sejam caracterizados pela “alta saturação de solos urbanos e altos volumes de escoamento nas bacias hidrográficas”.
Os automobilistas são recomendados a tomar medidas de precaução ao se fazerem à rua, sobretudo nos bairros periurbanos, diz uma nota enviada ao “O País”.