Cinco pessoas morreram e mais de 10 contraíram ferimentos, entre graves e ligeiros, num acidente de viação ocorrido na manhã desta segunda-feira, no distrito de Matutuíne, Província de Maputo. O excesso de velocidade e mau tempo são apontados como as causas do sinistro.
A imagem no local dos factos é de viaturas totalmente desconfiguradas. São duas – uma ligeira e outra de transporte de passageiros. O sangue pintou a vegetação à volta e o asfalto. Os pertences das vítimas estavam espalhados no chão.
É o retrato de um acidente de viação que ocorreu na manhã desta segunda-feira no distrito de Matutuíne, na Província de Maputo.
Segundo relatos de testemunhas, o sinistro resultou de um embate entre uma viatura ligeira, que seguia no sentido Cidade de Maputo-Ponta d’Ouro, com a outra de transporte de passageiros que seguia no sentido contrário.
“O carro ligeiro estava a fazer ultrapassagem a outra que vinha da Ponta d’Ouro. O agravante foi o facto de que estava a chover e a estrada está húmida”, contou Amusse Júnior, testemunha do acidente.
Quatro pessoas perderam a vida no local e mais de 10 ficaram feridas. Entre as vítimas, estão os cidadãos de nacionalidade sul-africana. “Do local do acidente para o hospital, eu tinha deixado quatro pessoas estateladas e as outras que estavam muito feridas é que foram para o hospital. Entre as vítimas, havia crianças e eu não pude contar porque, naquele momento, a preocupação era prestar os primeiros socorros”, descreveu Amusse Júnior.
A violação de regras básicas de trânsito foi, para a Polícia, a causa do acidente. “Presume-se que tenham sido as condições climatéricas e a falta de observância das regras de trânsito por parte dos dois condutores, bem como a velocidade excessiva”, indicou Raimundo Mahumane, agente da Polícia de Trânsito.
O Hospital Central de Maputo confirmou a entrada de 14 pacientes vítimas de acidente de viação com idades entre cinco e 36 anos. “Destes, dois estão em estado grave, uma desconhecida de 34 anos de idade que está na sala de reanimação e uma criança de cinco anos que está na sala de reanimação da pediatria. Tivemos um óbito”, revelou Neta Sitoe, médica do Hospital Central de Maputo.
A maior unidade sanitária do país avança que alguns pacientes tiveram alta e grande parte está estável e em observação médica.
Nas últimas 48 horas, houve registo de mais um acidente de viação no distrito de Matutuine, Província de Maputo, que resultou em ferido grave.