Mais de quatro mil estudantes do ensino técnico profissional ainda estão à espera da emissão dos seus certificados em todo o país. A directora de Gestão Escolar na Secretaria do Ensino Técnico Profissional, Célia Zandamela, diz que a demora na emissão dos documentos está relacionada com a desorganização dos institutos profissionais.
Segundo Zandamela, os institutos técnicos não conseguem produzir e registar as evidências da competência dos formandos na plataforma de gestão electrónica da informação académica.
A directora de Gestão Escolar na Secretaria do Ensino Técnico Profissional esclareceu, ainda, que a Autoridade Nacional de Educação Profissional não pode abrir mão da qualidade em troca de celeridade. Célia Zandamela frisou que os certificados podem ser emitidos em até uma semana.
O Governo de Inhambane diz que está a monitorizar todas as 16 instituições de ensino técnico para garantir que todos cumpram os requisitos exigidos.
Para o presente ano, a Secretaria de Estado do Ensino Técnico Profissional diz que vai terminar a entrega dos mais de quatro mil certificados pendentes.