Melque, Tomas, Raymond e Soares são os jogadores que lideram a lista dos melhores marcadores do Moçambola 2023, com dois golos cada um, sendo que o Costa do Sol é a única equipa que ainda não marcou golos nesta edição da competição.
O Moçambola 2023 já arrancou e com ele os golos que fazem a festa nos relvados nacionais. A propósito dos golos, já foi marcado, até esta segunda jornada, um total de 24, com destaque para os jogadores que marcaram pelo menos dois golos.
Melque, que na temporada passada esteve na luta pelo prémio, já fez dois golos, um na abertura, na goleada imposta ao Matchjedje de Maputo, e outro na vitória diante do Costa do Sol, e lidera a lista juntamente com outros três jogadores. Raymond, do Ferroviário da Beira, bisou na jornada inaugural, na vitória diante do homónimo de Maputo, tal como Tomás, do Ferroviário de Nacala, mas nesta segunda jornada, na vitória diante do homónimo de Quelimane.
Outro líder dos artilheiros é Soares, do Baía de Pemba, que no empate a dois golos com Ferroviário de Lichinga, na primeira jornada, também bisou, mas ficou em branco no jogo desta segunda-feira.
Os restantes 16 golos foram apontados pelo mesmo número de jogadores. Os Ferroviários de Maputo, de Quelimane, de Nampula, a Associação Desportiva de Vilankulo e a União Desportiva do Songo são as equipas que marcaram apenas um golo em duas jornadas, enquanto o Ferroviário da Beira e o Matchedje de Maputo marcaram dois cada um.
Ferroviário de Nacala, Ferroviário de Lichinga e Baía de Pemba têm três golos cada, sendo a Black Bulls a única equipa com quatro golos apontados em dois jogos.
Destaque ainda para Poso, do Ferroviário da Beira, que fez o primeiro autogolo, ou seja, foi o primeiro a marcar na própria baliza, na derrota em Lichinga diante dos “locomotivas”, por duas bolas sem resposta.
Em sentido contrário e com um início de campeonato para esquecer está o Costa do Sol, que em dois jogos ainda não pontuou e ainda não marcou.
“MILITARES” E “GOLFINHOS” DIVIDEM PONTOS NO EMBATE ENTRE PRIMODIVISIONÁRIOS
No encerramento da segunda jornada, no jogo disputado esta segunda-feira, o Matchedje de Maputo e o Baía de Pemba não foram para além de um empate a um golo.
Foi o primeiro ponto dos “militares” nesta competição, depois da pesada derrota sofrida na jornada inaugural, no mesmo relvado que jogou esta segunda-feira, mas diante da Black Bulls.
A turma de Pemba, por seu turno, somou o segundo ponto depois do empate a dois diante do Ferroviário de Lichinga.
Os “golfinhos” foram os primeiros a marcar aos 38 minutos por intermédio de Litos, na marca de uma grande penalidade, sendo que os “militares” só conseguiram evitar a derrota quase ao cair do pano, por Gaudêncio.
Com este resultado do empate entre Matchedje de Maputo e Baía de Pemba, os “militares” deixam a cauda da tabela classificativa e alcançam o primeiro ponto, deixando no fundo o Costa do Sol, única equipa que ainda não pontuou nesta prova.
A turma orientada por Abineiro Ussaca está agora na 11ª posição, com um ponto, enquanto o Baía de Pemba continua na 10ª posição, mas já com dois pontos. Ainda assim, as duas equipas continuam na zona da despromoção.
Na próxima jornada, o Baía de Pemba tem jogo difícil diante do Costa do Sol, em Maputo, enquanto o Matchedje de Maputo tem deslocação ao Chiveve para defrontar o Ferroviário local.