Vladimir Putin está a preparar-se para um conflito prolongado na Ucrânia. Estas são palavras da directora de Inteligência Nacional dos Estados Unidos, Avril Haines citada pela Euronews.
A chefe dos serviços secretos norte-americanos afirmou ontem que a Rússia estaria a planear continuar a invasão da Ucrânia para além da campanha actualmente em curso na região de Donbas.
“Entendemos que o Presidente Putin está a preparar-se para um conflito prolongado na Ucrânia, durante o qual ainda pretende atingir objectivos para além dos de Donbas. Os objectivos estratégicos de Putin provavelmente não mudaram, sugerindo que ele considera que a decisão tomada em finais de Março de reorientar as forças russas para a região de Donbas é apenas uma mudança temporária para recuperar a iniciativa após o fracasso dos militares russos em capturar Kiev”, afirmou Avril Haines.
No plano diplomático, o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, foi o primeiro líder europeu a visitar a Casa Branca desde o início dos combates na Ucrânia em finais de Fevereiro, escreve a Euronews.
Falando aos repórteres, Draghi admitiu que a guerra na Ucrânia vai provocar mudanças drásticas na Europa.