O País – A verdade como notícia

Putin anuncia oferta de cereais gratuitos a seis países africanos

Foto: Diário de Notícias

Arrancou esta quinta-feira na cidade russa de São Petersburgo a cimeira Rússia-África. Com os cereais como tema principal, Putin defendeu a importância da independência de África da Europa e anunciou uma oferta.

Com chefes de Estado, de governo, ministros ou diplomatas, de 49 dos 55 Estados membros da União Africana, o encontro foi marcado pelo problema do acesso aos cereais russos e ucranianos, uma semana e meia depois de a Rússia ter suspendido o acordo dos cereais do Mar Negro.

No seu discurso, segundo o Observador, Vladimir Putin defendeu a importância de reduzir a dependência do continente africano pelos cereais europeus, anunciando que tem mantido conversas com os homólogos africanos para modificar tal cenário.

“Tenho tido conversa com os homólogos africanos que me têm dito que África precisa de tecnologia e capacidade para se tornar também produtora de alimentos”, disse o Presidente russo, acrescentando que a Rússia pode ser um parceiro nessa estratégia.

O presidente russo anunciou que a Rússia pode substituir a Ucrânia como fornecedor de cereais a África e que poderá enviar gratuitamente entre 25.000 e 50.000 toneladas de cereais a seis países africanos nos próximos quatro meses.

“Nos próximos três a quatro meses estaremos prontos para fornecer gratuitamente entre 25.000 e 50.000 toneladas de cereais ao Burkina Faso, Zimbabué, Mali, Somália, República Centro-Africana e Eritreia”, afirmou o líder russo na sessão de abertura da cimeira Rússia-África, em São Petersburgo.

Em resposta ao anúncio, o Presidente do Zimbabué agradeceu a oferta, mas garantiu que o seu país tem “segura alimentar” e não precisa de ajuda, não tendo “qualquer défice de cereais”.

“Temos segurança alimentar, ele está apenas a acrescentar ao que já temos”, disse Emmerson Mnangagwa durante a cimeira, citado pelo Diário de Notícias.

Já o presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Burkina Faso considerou a oferta de cereais de Putin “uma coisa muito boa”.

“A África precisa destes produtos vitais hoje em dia”, afirmou.

A segunda cimeira entre a Rússia e os países africanos vai decorrer até esta sexta-feira.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos