O País – A verdade como notícia

Pulverização intradomiciliária vai abranger mais de 500 mil habitantes em Sofala

Está em curso na província de Sofala, uma campanha de pulverização intradomiciliária contra o mosquito causador da malária, uma iniciativa do Ministério da Saúde, no âmbito de combate à malária. Numa primeira fase, a iniciativa deverá abranger cerca de 535 mil habitantes dos distritos mais afectados pela doença, nos distritos de Búzi, Caia e Dondo

A malária continua a ser a principal causa de internamentos e mortes de pessoas e particularmente crianças em Sofala. A pulverização estará a cargo de mais de duas centenas agentes.

Nos anos anteriores, a experiência mostrou que algumas famílias não colaboraram com a iniciativa, facto que contribuiu certamente para o contínuo alastramento da doença, facto que levou a administradora do distrito de Dondo, Graça Correia, local onde foi efectuado o lançamento da campanha, a lançar apelos as comunidades e outras entidades, políticas, religiosas e as lideranças locais, a contribuírem para o sucesso da presente campanha.

O sector de Saúde, em Sofala, juntou-se aos apelos do governo. Priscila Filimone, Médica-chefe em Sofala, indicou que prevê-se que se pulverizem em Sofala, mais de 133 mil casas nos próximos 60 dias úteis e pediu o apoio e colaboração das comunidades. Também exortou para a manutenção de outras medidas de prevenção da malária.   

No ano passado, refira-se, no âmbito de combate à malária, foram distribuídos em Sofala cerca de um milhão e meio de redes mosquiteiras que beneficiaram perto de 533 mil famílias.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos