O País – A verdade como notícia

Psicólogo defende tratamento para o homem detido por tentativa de homicídio

O Jornal “O País” publicou na edição desta quarta-feira, uma notícia dando conta que um homem de 35 anos de idade encontra-se detido por tentativa de homicídio em Maputo.

Em relação ao caso, o psicólogo Élio Mudendere que leu a história publicada no jornal onde o indiciado disse ter assassinado o irmão na Africa do sul e tentou matar a madrasta no bairro da Polana-Caniço, Mudendere diz que o facto de indiciado não mostrar remorsos ou arrependimentos revela problemas a nível psicológico.

“Estes indivíduos que apresentam personalidades antissociais precisam de um acompanhamento psicológico, psiquiátrico, psico-educacional e não necessariamente duma intervenção policial. Por isso há uma necessidade de intervenção em equipa.”

O fraco nível de escolarização e a crença no obscurantismo, segundo o psicólogo, são factores que podem levar a cometer acções como as que foram protagonizadas por aquele jovem.

“Falta de sorte, as suas dificuldades na vida. Pobreza, falta de emprego e originado por actos mágicos e de feitiçaria. Estamos numa sociedade com uma mente obscura muito grande, porque analisando psicologicamente os factos notamos que muitas vezes estamos perante indivíduos sem nenhuma formação profissional consequentemente com dificuldades de arranjar emprego”.

O psicólogo recomenda que a sociedade abstenha-se de crenças sobrenaturais para resolver problemas de fórum pessoal ou familiar.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos