Já iniciou o processo de pagamento de subsídio de horas extras aos professores, na província de Manica. Segundo a Direcção Distrital da Educação daquela província, já foram pagas 623 escolas, das 715 que deveriam ter sido pagas. Ademais, o sector da educação diz estar a centrar as suas atenções também no pagamento de salários de professores recém-contratados.
Francisca Tomás, governadora de Manica, disse estar bastante satisfeita com o pagamento das horas extras aos professores, pois mostra que está a ser feito algum trabalho para sanar este problema.
“Já começaram a receber horas extras, e estamos felizes por saber que, embora o Estado tenha atrasado o pagamento, todos os professores estão, neste momento, a receber os seus ordenados de horas-extras, então temos que valorizar isso”, disse.
Albino Chaparica, Director Provincial de Educação de Manica, explicou que as horas extras que estão a ser pagas são referentes ao ano de 2022.
“Neste momento, estamos a fazer pagamentos referentes ao ano de 2022, mas penso que teremos passos subsequentes para 2023 e 2024, e terminarmos com os pagamentos na totalidade. Só nos restam 92 escolas, das 715 que deviam ser pagas”, explicou.
Em relação ao montante da dívida que devia ser pago, Chapariga disse que era um valor correspondente a 216 milhões de meticais.
Os Professores recém-contratados também já começaram a receber os seus salários. “O processo está a ser meio lento, mas já está a decorrer. Não temos razões de queixas, porque tem procedimentos administrativos que devem ser cumpridos, mas o Governo já começou a pagar e já temos resposta em relação a isso”, disse o Director Provincial de Educação de Manica.
Estes dados foram revelados durante a entrega, pela Governadora de Manica, de viaturas à Direcção Distrital da Educação